Mato Grosso, Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Unemat é escolhida para coordenar programa sobre biodiversidade da Amazônia</b>
<b>Unemat é escolhida para coordenar programa sobre biodiversidade da Amazônia</b>
15/06/2007 13:18:31
por Coordenadoria de Comunicação Social
Biodiversidade da Amazônia de MT será inventariada por pesquisadores da Unemat
Biodiversidade da Amazônia de MT será inventariada por pesquisadores da Unemat

Unemat firma acordo de cooperação técnica e científica com o Ministério de Ciência e Tecnologia para desenvolvimento do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental (PPBIO). O termo será assinado por Dr. Nilson Gabas Júnior, do MC&T, e pelo Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Karim, nesta segunda feira (17.06), às 14h00, no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em Cuiabá.

Este é um importante passo para o estudo da diversidade ecológica do Estado, pois permitirá um inventário completo sobre a riqueza de espécies da Amazônia Oriental mato-grossense. Serão desenvolvidos 19 protocolos. Quatro básicos, sobre clima, topografia, solos e estrutura da vegetação. Além de 15 biológicos: sobre abelhas, moscas, insetos de palmeiras, besouros, vespas, invertebrados, gafanhotos, percevejos, mosquitos, peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios, fungos e diferentes vegetais.

A Unemat foi escolhida a instituição coordenadora do projeto em Mato Grosso devido à sua notoriedade e capacidade técnica, científica e à sua abrangência no Estado. “A região de Amazônia mato-grossense é uma das menos estudadas e mais desmatadas. Por isso é uma oportunidade para a Universidade poder atuar e formar pessoas de todos os grupos e fornecer ferramentas que garantam o desenvolvimento sustentável”, comenta a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva.

As pesquisas realizadas neste núcleo regional contribuirão para a rede integrada nacional, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), da Secretaria de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED). “Significa, também, o reconhecimento do Governo Federal na capacidade da Unemat em estudar a biodiversidade”, conclui.

Onde:

As pesquisas serão desenvolvidas no Parque Nacional do Juruena, localizado entre o norte de MT e sul do Amazonas. Com uma área de 1,9 milhões de hectares é o 3º maior do País. Destaca-se pela grande beleza cênica e papel fundamental na consolidação do corredor de conservação da biodiversidade da Amazônia Meridional.

Pesquisadores envolvidos:

O NURAM já conta atualmente com o trabalho de 37 pesquisadores da Instituição, sendo dois do campus de Tangará da Serra, um de Cáceres, e os demais de Alta Floresta. Também participam 11 profissionais da UFMT e 20 colaboradores de outras instituições de todo o País. Além da equipe docente, são 70 acadêmicos envolvidos, dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Florestal.

O acordo de cooperação prevê recursos para compra de equipamentos e pagamento de bolsistas. “Além de promover o desenvolvimento da pesquisa, o programa possibilitará a formação e capacitação de recursos humanos e o fortalecimento institucional nesta área do conhecimento”, pontua a prof. da Unemat em Alta Floresta, Dra. Célia Regina Araújo Soares, coordenadora do Núcleo Regional da Amazônia Meridional.

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) tem abrangência nacional, da Secretaria de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), em conformidade com as diretrizes da Política nacional de Biodiversidade e atende a Convenção da Diversidade Biológica (CDB).

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140314
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada